Saiba tudo sobre sérum

Muitas marcas de skincare e produtos de beleza vem lancando séruns com a promessa de atuar em diversas queixas dos pacientes: acne, manchas, envelhecimento. Mas sera que os séruns são tudo isso mesmo? Você sabe para que servem e como usar?

a bottle of liquid with a dropper on a yellow background
a bottle of liquid with a dropper on a yellow background

Primeiramente, precisamos entender que sérum é um tipo de TEXTURA, ou veículo, para produtos de uso na pele. Isso significa que quando falamos que um produto é um sérum, queremos dizer que ele apresenta uma TEXTURA mais aquosa. Geralmente a embalagem vem com aplicador do tipo conta-gotas.

Os produtos de beleza podem utilizar diversos veículos de acordo com o efeito que desejam alcançar e a sensação que deixam na pele. Os principais são: loção, gel, creme, pomada. Eles variam na proporção de água e óleo na composição. As pomadas, por exemplo, são grossas e oleosas.

Isso é importante porque dependendo do problema que estamos tratando e da pele do paciente, vamos optar por uma ou outra textura.

Os séruns são bem indicados para pacientes com pele mais oleosa, mas não são indicados para pacientes com pele sensível, para quem tem dermatite ou rosácea, porque podem irritar esse tipo de pele.

Também precisamos entender que o sérum sozinho não tem nenhum efeito, o que importa são os INGREDIENTES que ele contém, como vitamina C, ácido hialurônico, ácido ferúlico.., ou seja, sua composição.

Grave isso: O melhor produto para sua pele vai depender da combinação dos INGREDIENTES para o que queremos tratar + a TEXTURA ideal para sua pele.

Assim, um sérum nem sempre vai ser indicado pelo dermatologista para a sua pele. Também sabemos que costumam ser produtos mais caros que os outros. Antes de investir num produto somente porque diz que é sérum, vale a pena consultar seu dermatologista para auxiliar na escolha do melhor produto e que vai te trazer mais resultados.

Por fim, uma dica para o uso dos séruns: não encostar a ponta do aplicador na pele, para evitar contaminação do produto por bactérias da pele e para que ele possa funcionar com mais tempo.